Evaporador rotativo

Regras gerais para uso evaporador rotativo:

O frasco coletor deve sempre ser esvaziado antes do uso para evitar a mistura acidental de produtos químicos incompatíveis. SEGURANÇA PRIMEIRO! 

O frasco deve ser baixado para o banho-maria (ou o banho-maria deve ser elevado para mergulhar o frasco na água morna. (Na maioria dos modelos, uma alça conveniente (com mecanismo de travamento de altura) move todo o condensador / motor / frasco Frequentemente, a inclinação do conjunto do condensador também pode ser ajustada.

A temperatura do banho de água não deve exceder o ponto de ebulição do solvente !! Para pequenas quantidades de solventes comuns, o aquecedor de banho não é necessário.

O solvente deve começar a se acumular no condensador e pingar no frasco receptor. Alguns solventes (como éter dietílico ou diclorometano) são tão voláteis que também evaporam do frasco receptor e são despejados no ralo. Para evitar isso, um banho de resfriamento no receptor ou um condensador de gelo seco pode ser usado. 

Além disso, uma armadilha adicional (com gelo seco ou nitrogênio líquido) pode ser colocada entre a fonte de vácuo e a unidade condensadora. Isso é particularmente importante quando uma bomba de diafragma é usada como fonte de vácuo. 

Uma vez que todo o solvente tenha evaporado (ou o que for desejado neste ponto), o vácuo deve ser liberado. O frasco deve ser levantado para fora do banho-maria e toda a fonte de alimentação deve ser desconectada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Atendimento via WhatsApp