O rotaevaporador rotativo?

Reator químico.
11 de outubro de 2019
Spray Dryer materiais adequado para secagem.
28 de outubro de 2019

Um rotaevaporador rotativo é um instrumento especialmente projetado para a evaporação de solventes (destilação simples ou simples) sob condição de vácuo.

O evaporador consiste em um banho de aquecimento com um frasco rotativo, no qual o líquido é distribuído como uma película fina sobre a superfície quente e o líquido pode ser evaporado facilmente.

A taxa de evaporação é regulada por fatores como o calor temperatura do banho, tamanho do frasco, pressão da destilação e velocidade de rotação.

Partes principais de um rotaevaporador rotativo e função de cada parte

1. Parte de evaporação

O solvente é aquecido pelo banho de aquecimento. Uma fina película de solvente se forma na superfície interna do balão de evaporação rotativo, resultando em uma maior taxa de evaporação. A rotação garante a mistura homogênea da amostra e evita o superaquecimento dos solventes dentro do balão.

2. Motor

A unidade de acionamento fornece rotação constante do balão de evaporação, para que os solventes possam ser evaporados continuamente.

3. Parte da Condensação

O vapor do solvente flui em alta velocidade para o condensador do evaporador rotativo. Nesse ponto, a temperatura no interior do vapor do solvente é transferida para o meio de resfriamento (geralmente água) e o solvente condensa. O vapor condensado torna-se líquido e flui para o balão receptor pela força da gravidade.

4. Balão Receptor

O balão receptor é usado para coletar o solvente condensado.

5. Vácuo

O vácuo é usado para diminuir o ponto de ebulição do solvente e aumentar a eficiência do processo de destilação.

A O3LAB fornece rotaevaporadores rotativos que variam de 1L, 2L, 5L, 10L, 20L, 50L.

Além do rotaevaporador rotativo, também fornecemos vários modelos de bomba de vácuo com circulação de água e bomba de vácuo de diafragma para cada evaporador rotativo.

Inventado em 1950, o evaporador rotativo tem sido uma ferramenta amplamente aceita para o uso da remoção de solventes.

O rotaevaporador rotativo permite a remoção do solvente sob vácuo.

Os tamanhos variam de balança de laboratório (frascos de 1L, 2L e 3L) a balança piloto (frascos de 5L, 10L, 20L e 50L).

Reduzir a pressão no evaporador rotativo por uma bomba de vácuo reduz o ponto de ebulição do solvente a ser removido. Normalmente, o balão de evaporação é enchido com 50% de volume. O banho de água é aquecido a 30-40 ° C. A temperatura do condensador, que pode ser controlada por um chiller de recirculação, é ajustada para -30 ° C à temperatura ambiente. 

Quando o banho de água e o condensador atingem os pontos de ajuste, o balão de evaporação é girado de 20 a 130 rpm. Isso cria uma película fina na superfície superior do cilindro de vidro, o que aumenta a área da superfície da solução e aumenta a taxa de evaporação do solvente. A aplicação de um vácuo apropriado ao sistema reduz o ponto de ebulição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Atendimento via WhatsApp